MENSAGEM DA AACCC EM 2010

lOLOGO DA AACCC

Caros AMIGOS e Sócios da AACCC:

Mensagem AACCC pelo seu 10º Aniversário
A AACCC quer agradecer encarecidamente a vossa prestimosa presença neste concerto musical, que assinala a passagem do nosso 10º Aniversário de existência e actividades, tendo sempre a música como eixo e motor das nossas energias, para levar assim a imagem da Freguesia de Covões e do Município, um pouco por toda a região Centro, e com especial dedicação aos Emigrantes residentes nos Estados Unidos da América e países da Europa Comunitária.
Estamos desde Já empenhados em apresentar e realizar um relevante e inovador plano de actividades para o presente ano, mesmo tendo em conta os fortes constrangimentos financeiros que se anunciam um pouco por todo o lado, aguardamos assim a melhor atenção das instituições da região, muitas das quais desde o inicio, nós acompanham neste caminho que queremos continuar por muitos e Bons anos.
Este recital vocal e instrumental, congrega agrupamentos musicais muito distintos, radicados de dois Concelhos e Distritos, de cultura diversa, que aqui se associam em parceria cultural com a AACCC, mostrando assim como a música serve como ligação projectos culturais acolhidos com carinho nas comunidades onde se inserem.
Finalmente um agradecimento público a Comissão da Fabrica da Igreja da Paroquia de Santo António, na pessoa do reverendíssimo Padre Maçarico e a associação ARCLAB de Labrengos, por hoje possibilitarem este acolhimento tão fraterno.
Neste dia de Aniversário, fazemos de forma reconhecida uma homenagem pública ao Sr. João Fernandes, Delegado Regional de Coimbra da Fundação INATEL, pelo importante e relevante papel dinamizador da Cultura e desporto em todo o Distrito de Coimbra, sendo por nós reconhecido por mérito próprio nosso SÓCIO PRESTÍGIO.
Como nota final, e para um maior conhecimento das nossas futuras iniciativas, queremos convidar-te a visitar os nossos sites de divulgação, em:
http://aaccc.covoes.com & www.covoes.com

Grupo Coral Misto da ARCO
Associação Recreativa e Cultural de Ouca
O Coro Misto da ARCO é o grupo coral polifónico mais recente do concelho de Vagos, pertencente à freguesia de Ouca. A sua primeira aparição pública foi no dia 19 de Novembro de 2005, no Concerto de São Martinho, uma iniciativa da ARCO – Associação Rec, e Cultural de Ouca.
O Coro Misto da ARCO é um grupo coral a 4 vozes mistas que surgiu do gosto pelo canto e pelo convívio dos seus membros fundadores, ideia prontamente acolhida pela ARCO. O objectivo deste coro está pois na dinamização desta área cultural, e pretende ter intervenções em diversas áreas musicais passando pela música sacra e erudita.
No Natal de 2005 organizou o Concerto de Reis, uma iniciativa da Câmara Municipal de Vagos. Ainda, durante o seu primeiro ano de actividade, teve a oportunidade de participar na Festa de Natal do Centro Social e Bem-Estar de Ouca, no XVIII aniversário da ARCEL (Águeda), na I Semana Cultural de Vagos e no I Aniversário do Rancho Folclórico e Etnográfico da ARCO e na cerimónia dos 40 anos da Junta de Freguesia de Ouca.
O trabalho desenvolvido pelo Coro Misto da ARCO ao longo do seu primeiro ano de existência, e pelo facto de a freguesia de Ouca se encontrar inserida na Região da Bairrada, valeu-lhe um convite para participar no Festival Internacional de Coros da Bairrada 2007. Em 2009 foi responsável pela organização do XV Encontro de Coros da Bairrada.

Orquestra Tuna da Sociedade Musical Santa Cecília – S Bernardo
A Sociedade Musical Santa Cecília nasceu da iniciativa de um grupo de amigos apaixonados pela música em Novembro de 1903, formando uma tuna da então designada Associação Santa Cecília. É uma instituição de utilidade pública, com Medalha de Prata da Cidade de Aveiro e de Ouro da freguesia de São Bernardo.
Orgulha-se da sua escola de música com mais 250 alunos, coro infantil, escola de dança e de teatro sempre na promoção do amor pela música e da amizade.
A Orquestra -Tuna da Sociedade Musical Santa Cecília, composta por bandolins, guitarras, baixo acústico e contrabaixo, violoncelo e violinos como instrumentos de corda é completada por flauta transversal, clarinetes, trombone e acordeão. Interpreta música de várias origens e estilos com arranjos próprios, da criação do actual maestro, prof. Victor Saudade.
Também actua frequentemente com o acompanhamento de piano e solistas vocais e grupos vocais, tendo reportório específico para vários ambientes musicais e solenidades religiosas mais importantes.

 

A Mesa da Assembleia Geral a Direcção.
Carlos Alfaiate Miraldo Messias Nunes Simões

______________________________________________________________
AACCC - Associação de Arte e Cultura do concelho de Cantanhede
Salão do Ed. da Casa do Povo - rua principal, 337 P-3060- 284 - COVÕES
Tel: 93 450 79 00 ---------- e-mail: aaccc@hotmail.com
http://www.covoes.com ---- http://www.covoes.com/aaccc/index.html